Entrevista com a Symrise - Perfumes e tendências
O outono já está por aí, e junto dele, mudanças no nosso dia a dia. Esse clima 2 em 1 gera mudanças em nosso vestuário, alimentação, e por que não, nos nossos cheiros. Nos dias e noites de calor, temos por hábito usar perfumes mais leves, aromáticos, aquáticos e frutados. Já no outono, a preferência passa a ser por fragrâncias opulentas e mais duradouras. Segundo os perfumistas da Symrise, casa de fragrâncias muito conceituada no mundo, nessa estação predominam notas amadeiradas (sândalo, vetiver e
patchouli), de frutas vermelhas (cassis, framboesa), orientais (mais
adocicadas) e gourmand (chocolate e caramelo).
Para enriquecer nosso site, fizemos uma entrevista exclusiva com a gerente de marketing da Symrise Brasil, Camila Casemiro, trazendo à tona assuntos relevantes tanto para a estação do ano, quanto do setor de perfumaria. Desde já, fica aqui o nosso agradecimento à Camila, pelo tempo cedido e pelas valiosas informações.
E aí pessoal, vamos lá? Acompanhe a entrevista a seguir.
Para enriquecer nosso site, fizemos uma entrevista exclusiva com a gerente de marketing da Symrise Brasil, Camila Casemiro, trazendo à tona assuntos relevantes tanto para a estação do ano, quanto do setor de perfumaria. Desde já, fica aqui o nosso agradecimento à Camila, pelo tempo cedido e pelas valiosas informações.
E aí pessoal, vamos lá? Acompanhe a entrevista a seguir.
Perfumólatras: O Brasil, desde 2010, é o maior mercado consumidor de
perfumes do mundo. Como você avalia esse cenário, levando em consideração as
oportunidades e ameaças geradas?
Camila: Somos o país que mais consome perfume em volume, e isso se dá muito ao
fato de usarmos perfume em abundância (categoria de splashes e águas de banho
são muito importantes, principalmente no Nordeste) e por nosso clima mais
quente, muitos banhos e muitas reaplicações do perfume ao longo do dia.
O consumidor brasileiro é apaixonado por perfume, e está aprendendo
cada vez a entender a categoria. Mas ainda somos um país “jovem” na criação de
perfumes, quando nos comparamos com a França, por exemplo. Existe ainda uma
dificuldade de entender famílias olfativas, saber descrever um perfume e
diferenciar um do outro. Enfim, o cenário é positivo, temos muito a crescer ainda.
Perfumólatras: Os perfumes são desenvolvidos criteriosamente para cada
estação do ano?
Camila: Os perfumes
internacionais, muitas vezes, são direcionados para estações do ano. No Brasil,
esta tendência está chegando aos poucos. Algumas marcas já investem em
lançamentos focados para o verão, com fragrâncias mais leves e cheias de
frescor. Contanto, fragrâncias direcionadas para o inverno por aqui, são
lançadas com foco mais na categoria de cuidados corporal, pensando em
hidratação e não muito em perfumação.
Perfumólatras: Qual é a maior demanda dos clientes nessa estação
(outono)?
Camila: Outono é uma estação
de transição. O dia começa frio, esquenta e depois esfria. Não existem regras,
mas perfumes mais aconchegantes, um pouco mais quentes são recomendados.
Podemos citar os Florais Amadeirados, Gourmands, Especiados e Musky que são
mais poderosos, cheios de personalidade e ao
mesmo tempo, trazem uma assinatura interessante. Florientais e Orientais também
são mais quentes, e combinam com a estação.
Perfumólatras: Ciente de que a perfumaria comercial é ligada
diretamente à moda, como a Symrise lida com essas tendências?
Camila: A moda inspira muito a
perfumaria e muitas marcas de perfumes famosos, nasceram de grandes maisons de
moda. Como Chanel, Dior e mais recentemente, Carolina Herrera, por exemplo. A
perfumaria se inspira muito em tendências de moda e movimentos urbanos e
humanos para criar os perfumes do futuro.
Perfumólatras: Por que tantos perfumes são reformulados e/ou
descontinuados?
Camila: Perfumes antigos são
reformulados para seguir as leis regulatórias que são constantemente revisadas,
para evitar o uso de matérias primas e ingredientes banidos na perfumaria e
eventual problema para o consumidor.
Há um movimento da
perfumaria de LIMITED EDITION/EDIÇÕES LIMITADAS/EDIÇÕES ESPECIAIS que são
apostas das marcas em lançar perfumes que durem um período determinado de tempo
apenas. Assim, fazem o lançamento já sabendo que vão descontinuar o produto em
x meses. Isso é estratégia de marketing na categoria de perfumaria e cada marca
tem a sua. Eventualmente, o perfume é um sucesso, e a marca traz de volta para
o consumidor.
Colaboração:
CAMILA CASEMIRO
Gerente de Marketing Senior de Perfumaria
Fina da Casa de Fragrâncias Symrise.
ADRIANO GUIMARÃES
CEO do Perfumólatras.
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